33º Cine Ceará promove ação intinerante na Paraíba com exibição de filmes no Centro Cultura em Sousa

Chega na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, no mês de março o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que vai promover ações itinerantes, especialmente voltadas para crianças de escolas públicas.

O 33º Cine Ceará terá exibição de filmes e oficinas oferecidas gratuitamente para alunos da rede pública de ensino do estado do Ceará e da Paraíba.

Estudantes de escolas públicas vão assistir ao curta pernambucano “Dinho”, que rendeu a Leo Tabosa o prêmio de Melhor Direção, e ao longa cearense “Os Maluvidos”, de Gislândia Barros e Josenildo Nascimento, que foi produzido por moradores do Bom Jardim, bairro localizado na periferia de Fortaleza.

Na Paraíba, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) vai receber a Mostra Itinerante no dia 05 de março, às 15h30. Já o no vizinho estado do Ceará, a exibição será no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte.

Oficina de Cinema de Animação (Foto: Divulgação/ Luiz Alves/ Cine Ceará)

Wolney Oliveira, diretor do festival, falou com o Diário do Sertão que o projeto é uma atividade de “descentralização do projeto Cine Ceará, do cinema cearense e do cinema pernambucano”. Inicialmente eles trarão a mostra itinerante de exibição de filmes para o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) de Juazeiro do Norte, no Ceará, e também para o CCBNB de Sousa, na Paraíba.

Além das exibições, também vão ser realizadas quatro oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado, com 9 horas de duração cada, tendo como público-alvo estudantes de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante e de Fortaleza. No total, cerca de 80 crianças, a partir de 12 anos, terão a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem com o professor e cineasta Telmo Carvalho.

“É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará e o objetivo é levar para a rede pública de ensino as técnicas do cinema de animação, e os alunos produzirão um curta-metragem utilizando a técnica do desenho animado, passando pelas etapas do roteiro, criação dos personagens, animação, arte final, que é a pintura, criação de cenários. Então, é um projeto super importante, que leva para rede de ensino público essa técnica e os alunos aprendem a produzir uma técnica do cinema”, ressaltou o professor Telmo.

Curta-metragem ‘Dinho’, que será exibido no CCBNB Sousa (Foto: Divulgação/ Cine Ceará)

A itinerância do 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, da Bucanero Filmes e da Associação Cultural Cine Ceará. Tem o apoio governamental e da iniciativa privada.

Fique por dentro de tudo que irá acontecer no 33º Cine Ceará pelo instagram oficial do festival, no @cineceara.

Longa-metragem ‘Os Maluvidos’ (Foto: Divulgação/ Cine Ceará)


O

Comentários