Banda piranhense Calangos da Gota Serena lança álbum

A banda Calangos da Gota Serena, da cidade de São José de Piranhas, lançou na última sexta-feira, dia 06, o seu primeiro álbum. Trata-se de uma obra inédita contando com doze faixas, das quais onze são autorais e mais uma canção composta por Diá de Jatobá e gravada por Chico Amaro há algumas décadas. A gravação dessa música foi uma homenagem ao compositor piranhense. As gravações aconteceram durante o mês de maio deste ano no estúdio de Neném Amaro, em Cajazeiras. O projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de São José de Piranhas.

Os Calangos foram formados a partir de encontros de amigos de infância e adolescência que sempre tiveram em comum a paixão pela música. A diversão inicial, feita como forma de descontração e brincadeira, foi ficando mais séria, comprometida. A harmonia presente nas relações pessoais facilmente invadiu as notas musicais. Com o passar do tempo e dos ensaios, vieram os shows, na maioria das vezes os músicos se ofereciam para tocar, afinal, para eles, tudo era puro som e curtição. Eles consideram, até porque tem que haver um marco inicial, que suas atividades começaram em 2005, porém os registros, inclusive apócrifos, dão conta de vários embriões “calanguísticos” que remetem a meados dos anos 1980.

Atualmente a banda é composta por Alcides Júnior (guitarra e voz), Fiipe Alves (violão e voz), Maurício Batista (bateria e voz) e Petrônio Ribeiro (baixo e voz), porém outros músicos já participaram do projeto ao longo dos anos, e, mesmo tendo deixado a banda, continuam sendo calangos, e até quem nunca subiu ao palco com eles ou mesmo tentou fazer um único acorde nos ensaios, mesmo que por recreação são considerados como membros do grupo, como explica o compositor Alcides JúniorSer Calango é um estado de espírito que transcende a música, tanto que muitos amigos são considerados Calangos mesmo sem participar diretamente da banda”. Na finalização do álbum, além dos membros da banda, houve a participação de Auceli Filho, na guitarra, e Neném Amaro, tocando sanfona na faixa Homenagem a São José de Piranhas, a escolhida para lembrar o poeta Diá, repetindo, desta forma, o que seu pai, Chico Amaro, fez anteriormente.

Calangos da Gota Serena é uma banda de rock, mas mistura sua musicalidade com ritmos nordestinos, a exemplo do baião, afinal é nascida no Nordeste, além disso, flerta com o brega e não tem qualquer receio em agregar ao seu repertório qualquer estilo musical. O álbum está disponível nas principais plataformas digitais paraouvir e baixar. Fica, portanto, o convite para participar dessa calangada!

Ouça este álbum: Calangos da Gota Serena
https://open.spotify.com/album/5VLk1JcnwnYo6AnJp1VJuF?si=uQ36tlKxT3CjI9XYToMzGA

Texto: Júlio César Rolim

 

Cultura CZ com Radar Sertanejo 

 

 

Comentários