Apenas duas cidades da 9ª Região da Paraíba são contempladas em edital para bandas filarmônicas e fanfarras

Das 15 cidades que compõem a 9ª Região Geo-administrativa da Paraíba, com sede em Cajazeiras, apenas duas foram contempladas no resultado final do Edital de Chamamento Público nº 0014/2025, lançado pelo Governo da Paraíba para apoio à manutenção de bandas filarmônicas e fanfarras do estado.

Segundo o resultado divulgado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Estado da Cultura, apenas os municípios de São João do Rio do Peixe e Uiraúna tiveram projetos aprovados. São João do Rio do Peixe foi selecionada com o projeto "Notas Para o Futuro", da Banda de Música 1º de Maio, por meio da Conta Racial. Já Uiraúna teve duas bandas contempladas na modalidade Ampla Concorrência: a Banda de Música Jesus Maria e José e a Banda Centenária e Patrimônio Cultural da Paraíba.

O edital, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), vai beneficiar ao todo 38 proponentes de diversas regiões da Paraíba, com R$ 20 mil cada, totalizando um investimento de R$ 760 mil. Os recursos poderão ser utilizados na compra de instrumentos musicais, equipamentos de som, uniformes, contratação de profissionais, entre outros itens voltados à manutenção das atividades das bandas e fanfarras.

O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou a importância social e cultural da iniciativa. “As bandas e fanfarras funcionam como porta de entrada para jovens no mundo da música e agora são contempladas com recursos inéditos da Pnab”, afirmou.

A seleção dos projetos ocorreu em duas etapas: análise técnica e verificação documental. Cinco propostas foram desclassificadas na fase final devido a inconsistências na documentação apresentada.

Apesar da relevância histórica e cultural das bandas de música na região de Cajazeiras, a baixa participação e habilitação de cidades da 9ª Região chama atenção, evidenciando a necessidade de maior articulação e incentivo à elaboração de projetos culturais nos municípios do Alto Sertão paraibano.

 

Redação CZ 

Comentários