Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura é atualizado com dados da Política Nacional Aldir Blanc

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nesse final de semana em sua pagina no Instagram a nova atualização do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, plataforma que agora passa a importar automaticamente os dados de editais realizados por estados, Distrito Federal e municípios com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Com essa integração, os coletivos e entidades culturais contemplados nesses editais poderão receber certificação oficial de Ponto ou Pontão de Cultura — reconhecimento do Estado brasileiro a iniciativas que promovem os direitos culturais, a diversidade e o fortalecimento das expressões culturais nos territórios e comunidades de todo o país.

A nova funcionalidade abrange todos os editais lançados no âmbito do programa Cultura Viva, executados por meio da Aldir Blanc. No primeiro ciclo da política, cerca de R$ 450 milhões foram investidos, beneficiando mais de 12 mil Pontos e Pontões de Cultura em todo o Brasil.

Segundo o MinC, a certificação fortalece a política pública de cultura ao dar visibilidade e legitimidade a coletivos que atuam de forma descentralizada e plural, ampliando o acesso e a produção cultural nos mais diversos contextos sociais e geográficos.

 

Redação Cultura Cz com Ascom/MinC 

Comentários